Sempre aprendendo através dos relacionamentos

Uma das missões que todos temos nessa vida é aprender e crescer através dos relacionamentos. E, normalmente, é um dos aprendizados mais difíceis, pois geramos expectativas, damos muito poder ao externo, ao outro, não conseguimos entendê-lo e algumas vezes nem a nós mesmos entendemos.

Muitas dificuldades são basicamente geradas porque não nos conhecemos de verdade, não podendo, portanto, conhecer nem entender a ninguém mais. Autoconhecimento é o único foco de atenção que precisamos no início de qualquer relacionamento, para só depois, termos condições de conhecer e compreender outra pessoa, não exigindo dela, mais do que é capaz de dar ou ser. Viver na ilusão de quem somos faz com que vejamos os outros, também, através de uma ótica iludida!

Se quisermos uma pessoa com um certo perfil que está em nossa mente, é fácil acontecer de projetarmos esse perfil em alguém. Nesse caso, não estaremos enxergando a realidade do outro, e sim, tentando encaixar na pessoa, o nosso perfil imaginário. Mas, quando o outro começa a mostrar sua verdade, nos frustramos. A pessoa imaginária está apenas em nossa mente!

A sucessão de expectativas iludidas, e consequente frustração, termina por esgotar nossa energia e nos dá medo de tentar outra vez e tornar a errar. Mas é com nossos erros que podemos aprender. Porém o aprendizado precisa ser dirigido para nossa forma de comportamento e pensamento.

Precisamos estar atentos aos nossos padrões de cobrança e exigência. Precisamos prestar atenção se não estamos nos fazendo de vítimas ou jogando a responsabilidade de nossa vida nas mãos de alguém, o que seria obviamente um peso insuportável e impossível, pois nossa vida é somente nossa responsabilidade.

Precisamos perceber se não estamos exigindo que os outros sejam e pensem exatamente como nós mesmos ou exatamente como imaginamos que seria o ideal. Precisamos perceber o quanto isso é absurdo, pois esse mundo cresce através das trocas, das diferenças e cada um de nós tem sempre algo a ensinar e algo a aprender.

Não somos perfeitos e ninguém é! E é muito bom conhecer as pessoas de verdade, se abrir a perceber como o outro pensa, sente e age. Sem tentar encaixá-lo em nosso perfil imaginário!

Nós crescemos através dos relacionamentos e com a troca, com a diferença que existe entre as pessoas!

Respeite as diferenças, pois sem elas você não tem possibilidades de crescer!

Precisamos também perceber, o quanto estamos realmente dispostos de verdade a nos entregar aos sentimentos, pois as vezes nos distanciamos, lutamos contra os sentimentos por medo e passamos uma vida inteira nos sentindo solitários.

Assuma o poder que tem sobre sua vida, seus pensamento, sentimentos e ações! Abra-se para experiênciar a vida de verdade!

Decida que não permite mais que nada que aconteça fora de seu mundo interior, interfira negativamente em sua vida! Se tiver paz de espírito e estiver de bem com você mesmo, os eventos podem ser encarados e ultrapassados mais facilmente!

Vigie os pensamentos e sentimentos negativos e procure transformá-los em aprendizado positivo. Só você poderá fazer isso por si.

Descubra algo que te incentive, algo que tem vontade de fazer, mas que andou protelando, e faça!

Faça atividades que goste, que te dê alegria, que te desperte para o otimismo. Uma pessoa positiva e otimista sempre é agradável e atrai outras pessoas. Mas precisa ser um otimismo sincero, leve! Ninguém gosta de relacionamentos pesados, onde há dramalhões sem fim.

E antes de tudo, não complique o simples! Pare de ver complicações em tudo! Aceite que algumas coisas podem ser simples e fáceis! Não crie dramas desnecessários em sua vida! Simplifique! Verá como é mais gostoso ser simples e leve!

Respire fundo e deixe a vida entrar e fluir por todo o seu ser! Realmente não temos o poder de mudar os outros, caso não queiram, mas a nós mesmos temos todo o poder de mudar, e assim, mudando nossas atitudes e forma de enxergar os outros, acabamos fazendo com que os outros mudem também, ao menos em relação a nós.

Lembre-se de que se você até pode ter construido algum comportamento emocional negativo ao longo de vários anos, e que mesmo tendo decidido muda-lo, é normal que se pegue repetindo esse padrão ainda algumas vezes. Mas, assim que notar isso, não se sinta culpado ao ponto de desistir de tentar! Simplesmente perceba e procure mudar imediatamente o pensamento e o comportamento. Se errou com alguém, peça desculpas, mas mude! As pessoas até podem perdoar uma vez ou duas, mas ao perceberem que não há esforço na mudança, adeus relacionamento! Pois nenhum relacionamento resiste a falta de sinceridade.

Outra coisa importante é que não se acostume com as pessoas ao ponto de não notá-las mais! Nada é estático e as pessoas mudam. Preste atenção nas pessoas, descubra-as a cada dia!

Quer mudar a forma como enxerga os seus relacionamentos? Mude a si mesmo! Só você é quem pode fazer qualquer mudança em si, seja de postura, forma de pensar ou de sentir! O poder é seu! Use-o positivamente! Insista na mudança que achar necessária para viver relacionamentos plenos! E se achar que está difícil, busque ajuda! Você merece e sempre existirá ajuda para alguém que realmente a queira aceitar!

Fique em paz e em harmonia em seus relacionamentos!

Com muito carinho,

Vera Calvet

Mais textos em: http://www.rashuah.com.br/textos_de_autoconhecimento.html

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s